o que é ministério
Os Ministérios são órgãos de serviços que operacionalizam o trabalho dos diversos trabalhos existentes na RCC. São as antigas "secretarias", que agora voltam à sua denominação original. Por orientação da CNBB, o nome "ministério" não era utilizado, evitando possíveis confusões com o ministério ordenados. Com o lançamento do documento 62 isso mudou, possibilitando assim a volta da denominação original.
Por quê foram criados os Ministérios? Como era antes?
No princípio existiam alguns Ministérios trabalhando de forma desorganizada e desestrutura, não havendo formação, nem um direcionamento. Praticamente cada um fazia o que achava certo. Mais tarde, através do Projeto da Ofensiva Nacional, foram criadas as Secretarias, pela necessidade de se organizar o trabalho dos ministérios existentes na RCC, quais sejam: Formação, exercicio dos dons, reciclagem e a própria prática do ministério. O nome "secretaria" foi uma saída encontrada para acolher a orientação da Igreja, que desaconselhava o uso da palavra "ministério", por motivos já citados acima. Por último, voltou-se a usar a denominação "ministério", mantendo-se, porém, a estrutura organizacional de serviços, assim como sua formação e capacitação.
Qual o meu ministério?
Para descobrir qual o Ministério que você mais se encaixa, faz-se necessário discernir qual o Dom que Deus lhe concedeu e onde estás sendo chamado pelo Senhor a trabalhar, através de oração pessoal e do discernimento de outros servos que confirmariam pelo Espirito Santo se verdadeiramente é este o seu lugar de atuação na obra do Senhor.
E quanto às antigas Secretarias de Vida e de Serviço? Ainda existe essa diferença?
As Secretarias de Vida eram consideradas aquelas em que o Servo(a) é chamado(a) a um estado específico de vida, no caso das vocações sacerdotais, religiosas e leigas para vida em comunidade (jovem, matrimonial). As de Serviço eram aqueles que não necessitavam mudar seu estado de vida para exercer o ministério, como Artes e Intercessão. Porém essa diferenciação já não existem mais. Todos os Ministérios passam a ser exercidos apenas pela vocação/carisma que o fiel possue.